O que você deve saber sobre o aprendizado de programação de computadores

Então você quer aprender programação de computadores. Você fez uma boa escolha. A programação de computadores é um campo de estudo muito interessante. Na verdade, ele experimentou um crescimento impressionante nos últimos 10 anos e não mostra sinais de parar. É uma das poucas disciplinas que os especialistas dizem que sobreviverá nos próximos dois séculos.

É dinâmico, muito desafiador e bastante gratificante, seja como trabalho ou como busca pessoal. Se aprender programação de computadores é seu objetivo este ano, aqui estão algumas coisas que você pode querer saber sobre este campo:

A programação de computadores usa muitos chapéus.

A palavra programação às vezes é alternada com codificação. Muito simplesmente, é um trabalho que requer escrever o código-fonte usado por programas de computador. Para se tornar um programador de computador, você deve aprender as técnicas de como escrever esse código. Como os programas de computador variam em design e função, a maneira como seus códigos-fonte são escritos também varia.

É por isso que a programação de computadores não pode ser usada para se referir a uma única linguagem de computador. É, de fato, um termo que se refere a muitas linguagens de computador diferentes. Se você quer aprender programação de computadores, escolha entre linguagens como COBOL (antiga, mas ainda confiável), FORTRAN (ainda usada em muitas aplicações de engenharia), Java, HTML/XML, Visual Basic, C/C++, PHP, Perl e Python, entre outros.

O que você vai aprender

Ajudaria se você tivesse um conhecimento básico de operação de computador antes de entrar para as aulas. No entanto, existem muitos cursos introdutórios sobre programação de computadores em que os alunos não precisam ter experiência em computadores. A única desvantagem é que você começará do passo 1, literalmente. Tente se familiarizar com os computadores antes de fazer uma aula de programação de computadores para iniciantes.

Seus primeiros cursos na escola de programação geralmente consistem em uma visão geral da indústria de programação de computadores - sua história, pioneiros, desenvolvimentos inovadores, etc. Você então será apresentado aos fundamentos da disciplina, incluindo suas teorias, definições e conceitos básicos. Isso é feito para garantir que você tenha uma boa base no idioma em que se especializará.

Feito isso, seu instrutor começará a ensiná-lo a programar em si, como escrever comandos e consultas. Seu objetivo final como programador de computador é principalmente escrever uma série de instruções muito detalhadas usando uma linguagem que um computador possa entender e executar. Durante o curso de seu aprendizado, isso é exatamente o que seu instrutor lhe ensinará.

Onde aprender

Você não deve ter problemas para localizar uma escola que ensina programação de computadores. Você provavelmente vai encontrar um bom em sua área. Dependendo do tipo de curso em que você se matricula, as aulas geralmente acontecem pelo menos uma vez por semana (algumas acontecem 4 vezes por semana) e duram de 45 minutos a uma hora. Se preferir, você também pode aprender online, desde que seja um iniciante e tenha paciência e vontade de seguir adiante.

Características pessoais para aprender programação de computadores

Dizem que você aprende melhor se levar em consideração seu temperamento e personalidade. Quando você quer se aventurar ou se tornar um especialista em programação de computadores, não é diferente. Existem certas características que os programadores de computador de sucesso exibem. Por um lado, aprender programação de computadores envolve muita matemática e lógica, o que significa que você precisará ter uma boa dose de autodisciplina e paciência durante as aulas e especialmente durante as aplicações práticas. Você também terá que ser criativo e imaginativo, para poder abordar um problema de mais de uma maneira.